Literatura sobre segurança no trânsito traz condutas técnicas para prevenir acidentes

27/02/2014

Livro “Sobrevivência no trânsito: uma questão de atitude” está disponível em versão digital, com textos curtos e linguagem fácil.

Assessoria de imprensa Perkons

Poliane Brito

Livro “Sobrevivência no trânsito: uma questão de atitude” está disponível em versão digital, com textos curtos e linguagem fácil.Está disponível a versão digital do livro “Sobrevivência no Trânsito: uma questão de atitude”.  Destinada a condutores e pedestres, a obra é resultado do trabalho social do engenheiro Luiz Roberto Cotti, que atua há 25 anos na gestão de frotas de veículos rodoviários e é fundador do Projeto Sobrevivência no Trânsito. O autor concedeu entrevista à Perkons e comentou a publicação. Confira!

Perkons: O que o leitor deve esperar ao ler a obra?

Cotti: Nos textos curtos e de linguagem fácil, o livreto pretende levar ao leitor dicas e posturas técnicas para desenvolver uma consciência segura, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida no trânsito, prevenindo perdas de tempo, dinheiro e principalmente vidas. Poderá também identificar claramente algumas situações de risco em que já se envolveu, saindo ileso ou não, e refletir sobre as atitudes que tomou ou tomaria para mudar o resultado.

Perkons: No livro, você menciona atitudes para garantir que se chegue ileso ao destino, que atitudes são essas?

Cotti: Tais atitudes fazem parte do que chamo de Ciclo da Sobrevivência no Trânsito e estão intimamente ligadas ao reconhecimento antecipado dos riscos potenciais representados pelos fatores humano, veículo, infraestrutura, meio ambiente e social/legal.

Perkons: E como você avalia as condutas dos diferentes atores no trânsito?


Cotti: Conforme escrevo no prefácio do livreto “o trânsito é um problema de todos nós, quer estejamos na condição de condutor ou pedestre, pois para realizarmos nossas atividades diárias de trabalho ou lazer, dependemos dele”.A consciência cidadã e seus valores há muito se foram. É preciso resgatá-los! Como? Somente com planejamento a curto, médio e longo prazos, baseados em legislação, educação, fiscalização e penalidades.

Serviço:

Título: Sobrevivência no Trânsito: uma questão de atitude.
Valor: R$ 11,00Autor: Luiz Roberto M. C. Cotti.
Contato: projeto@sobrevivencianotransito.com.br

Compartilhe: